Como manter sua bike segura
19 de setembro de 2021O ciclismo é uma batalha contínua com terra, sujeira da estrada e lama, especialmente durante o inverno.
Se você deseja dar um rápido enxágue em sua bicicleta de estrada de carbono ou precisa fazer uma mangueira de corpo inteiro antes que seu parceiro deixe você entrar em casa depois de andar de bicicleta de cascalho ou correr em sua bicicleta de ciclocross , uma lavadora de alta pressão pode fazer um trabalho rápido com a lama grudenta.
Depois de um passeio na lama, é importante certificar-se de que você remove a sujeira de seu corpo antes que solidifique porque, quando seco, é mais difícil de remover do que uma marca de anel de corrente em suas novas meias brancas de ciclismo.
Há uma certa controvérsia quando se trata de bicicletas de lavagem sob pressão, mas contanto que você seja sensato e não aponte um jato de água em alta velocidade diretamente para as vedações dos rolamentos à queima-roupa, eles podem ser benéficos ferramenta para simplificar sua limpeza pós-passeio.
Manter as peças da bicicleta devidamente limpas e lubrificadas é fundamental para um bom desempenho. A lubrificação protege as peças móveis do desgaste excessivo causado pelo atrito, evita que “congelem” e ajuda a evitar a ferrugem e a corrosão.
Mas tenha cuidado. O excesso de lubrificação pode levar a um desempenho insatisfatório e danos aos componentes (o excesso de lubrificante atrairá sujeira e outras partículas abrasivas). Como regra geral, o excesso de lubrificante sempre deve ser limpo com cuidado antes de usar a bicicleta.
Dica : Ao lubrificar várias peças de uma vez, lembre-se da ordem em que você aplica os lubrificantes. Limpar o excesso de lubrificante na mesma ordem dará aos lubrificantes tempo para serem absorvidos.
Suprimentos básicos para limpeza de bicicletas
Panos limpos: tenha muitos deles à mão para tarefas relacionadas com graxa, óleo e cera e para limpeza e secagem em geral.
Pincéis: têm vários tamanhos e formas para entrar em locais de difícil acesso e remover a sujeira que o enxágue sozinho não consegue. Escovas de dente velhas funcionam muito bem.
Água: quando usada com cuidado, a água pode ser uma ferramenta útil, mas tenha cuidado aqui. A água, especialmente quando vem de uma mangueira de alta pressão, pode causar danos aos sistemas de rolamentos sensíveis em toda a sua bicicleta.
Sabão / produto de limpeza geral: Use sabão diluído para lava-louças ou produto de limpeza para bicicletas pré-formulado para a limpeza do quadro.
Desengordurante: um desengraxante específico para bicicletas (evite querosene ou terebintina) limpará partes pegajosas como a corrente da bicicleta. Escolha um solvente que não agrida o meio ambiente (e você). Descarte todos os solventes de maneira adequada.
Lubrificante de corrente: a lubrificação adequada da corrente ajuda a prolongar a vida útil do trem de força. Sempre aplique óleo lubrificante específico para bicicletas em uma corrente limpa para que a arruela da bicicleta não enferruje ou solte na limpeza.
Existem dois tipos de lubrificante: úmido ou seco. O lubrificante úmido é melhor para usar quando você estiver pilotando em condições úmidas. Ele adere fortemente ao trem de força e tem menor probabilidade de enxaguar na chuva. Dito isso, sujeira e grãos também grudarão nele, portanto, certifique-se de limpar o excesso de lubrificante.
O lubrificante seco é excelente em um ambiente seco. Sujeira e areia grudam menos no lubrificante seco, mas o lubrificante seco enxágue facilmente se você estiver andando na chuva.
Suporte de bicicleta: Isso permitirá que você posicione a bicicleta em uma altura confortável enquanto você trabalha nela. Também permitirá que você gire os pedais ou remova as rodas para que possa limpar todas as peças móveis e de difícil acesso.
O que limpar e como
A maioria dos componentes sujos da bicicleta pode ser limpa com um pano úmido ou seco. Outros componentes requerem escovagem, esfrega e relubrificação ocasionais.
Lavar sua bicicleta com uma mangueira de alta pressão pode causar danos aos sistemas de mancais sensíveis de sua bicicleta. Portanto, ao lavar com água, faça-o com cuidado.
Limpar sua bicicleta consiste em quatro etapas principais:
- Lave o quadro da sua bicicleta
- Limpe e lubrifique sua corrente
- Lubrifique as alavancas do freio e do desviador
- Lubrifique seus cabos de freio / desviador e seus conjuntos de freio / desviador
Seu sistema de transmissão (anéis de corrente dianteiros, cassete traseiro, câmbio traseiro e corrente) merece a atenção mais frequente, portanto, assista ao nosso vídeo para obter algumas instruções úteis.
A corrente: a sua corrente é a parte lubrificada mais “em risco” da sua bicicleta. Limpe e lubrifique com freqüência para diminuir a taxa de desgaste da corrente.
Para limpar correntes que não têm muita sujeira acumulada, basta usar um pano e um desengraxante. Para correntes realmente sujas, você pode usar um dispositivo de limpeza de corrente, que é mais completo e muito menos bagunçado.
Depois que o desengraxante secar, aplique gotas de lubrificante lentamente na corrente, colocando um pouco em cada elo. Deixe o lubrificante secar e, em seguida, limpe o excesso de lubrificante para que não atraia mais sujeira.
Em geral, lubrifique sua corrente sempre que ela chiar ou parecer “seca”. Lubrificar após viagens molhadas ajudará a evitar que a corrente enferruje.
Alavancas de freio e desviador: depois de lavar sua bicicleta, aplique uma ou duas gotas de lubrificante nos pivôs da alavanca e nos ajustadores do cano periodicamente para mantê-los funcionando corretamente.
Cabos de freio e desviador: verifique-os com frequência (especialmente em condições úmidas) e relubrifique ocasionalmente para que eles possam traduzir efetivamente seus comandos para os grupos de componentes.
Conjuntos de freio e desviador: consistem em uma série de pequenas peças móveis. Fique de olho em seus braços, rodas e polias para que não fiquem presos ou rígidos. Aplique lubrificante nos pontos de articulação. Tenha cuidado para manter o lubrificante longe das pastilhas de freio