
Dicas de segurança para andar de bike
16 de dezembro de 2021Andar de bicicleta é uma ótima maneira de ficar em forma, ajudar o meio ambiente e evitar ficar preso no trânsito. No entanto, os ciclistas precisam se proteger enquanto estão na estrada. Quer você seja um viajante experiente ou esteja apenas começando, lembre-se de algumas dicas.
Passe atrás de pedestres
A maioria dos pedestres pula para frente para se livrar do problema, em vez de parar e recuar. Se você tentar atirar na frente do pedestre antes de seguir em frente, acabará em um local arriscado. No entanto, se você sempre passa pelo espaço atrás de um pedestre, não deixe dúvidas sobre qual de vocês está cedendo.
Você pode evitar colisões por sempre passar atrás de pedestres que você cruza. Sem dúvida, você teve aquele momento de caminhar ao cruzar o caminho de alguém, apenas para terminar em uma dança desajeitada de vaivém em que ambos tentam deixar o outro passar.
Esse instinto natural é seguro (embora um pouco embaraçoso) quando você está a pé, mas pode rapidamente se tornar muito perigoso se você encontrar um pedestre enquanto estiver em sua bicicleta. Muitas vezes as pessoas se comportam de maneira imprevisível, mas há boas notícias. Essa imprevisibilidade é, bem, previsível.
Fique longe das portas do carro
As portas dos carros representam uma grande ameaça para os usuários de bicicletas na estrada. Os ocupantes dos carros tendem a abrir as portas do veículo direto para o espaço por onde passa sua bicicleta, e como um motorista (ou passageiro) pode se comportar pode ser incrivelmente difícil de prever.

Então, o que um viajante de bicicleta deve fazer? A melhor maneira de evitar bater diretamente em uma porta que se abre é ficar fora da zona que a porta pode ocupar. Faça isso deixando um espaço do tamanho de uma porta de carro aberta sempre que passar por qualquer carro parado.
Em outras palavras, você deve tomar esse cuidado não apenas para carros estacionados, mas para todos os carros que não estão dirigindo ativamente.
Se você tiver que se espremer por essa zona da porta, faça-o com extremo cuidado. Diminua a velocidade da caminhada e preste atenção aos sinais de alerta de que a porta pode se abrir. Isso pode incluir luzes de freio ou detectar um passageiro balançando de um lado para o outro enquanto se move para sair.
Planeje sua rota com antecedência
Familiarize-se com as ciclovias e conheça o trajeto que você fará regularmente para se locomover. Não é uma má ideia fazer um teste antes de realmente começar a trabalhar, para não ser pego correndo e sacrificando a segurança para economizar tempo em sua viagem. Você também vai querer ter um plano de backup para que possa ajustar facilmente se um dia encontrar alguma construção ou trânsito inesperado.
Uma rota ideal para o deslocamento de bicicleta utiliza ruas com ciclovias, bem como ciclovias e trilhas pavimentadas. Se você puder usar uma infraestrutura específica para bicicletas, você aumentará sua segurança.
Mesmo que uma ciclovia o afaste um pouco do caminho de seu destino final, você economiza tempo evitando os semáforos vermelhos. Você pode até economizar alguns minutos em seu trajeto geral ao viajar por um caminho projetado para manter os ciclistas mais seguros.
Cuidado com o ombro esquerdo
Presumimos que você saiba acompanhar o fluxo do tráfego. Isso é um dado adquirido. Estamos cientes de que alguns ciclistas podem optar por ir na contramão do trânsito, seja para evitar multidões ou encontrar um caminho mais direto para onde desejam ir.
No entanto, dirigir contra o tráfego pode ser extremamente perigoso e pode levar a colisões frontais com outros ciclistas, pedestres ou veículos.
Dito isso, ao andar do lado direito da estrada, adquira o hábito de olhar por cima do ombro esquerdo. Faça isso ao se aproximar de qualquer entrada de automóveis, cruzamento ou rampa de saída.
Olhar por cima do ombro esquerdo pode ajudá-lo a evitar um problema comum que os ciclistas enfrentam: quando um carro que viaja na mesma direção passa por você antes de sair imediatamente da estrada e entrar no seu caminho.
Se você fundir antes, pode cruzar a linha que passa entre as faixas de conversão e o tráfego. Dessa forma, se um carro à sua frente desacelerar para virar, você pode passar pelo lado de fora em vez de parar entre o carro e a curva.
Exagere para se tornar mais visível
Suponha que qualquer motorista ou pedestre que você encontrar não o veja. Em seguida, execute algumas etapas para alertá-los de sua presença.
Em primeiro lugar, vá além dos sinais manuais para se comunicar com outras pessoas na rua. Se estiver planejando mudar de faixa ou virar, sinalize com todo o corpo olhando por cima do ombro, parando os pedais e começando a se mover lentamente na direção dos carros que estão se aproximando atrás de você.
Você pode ter uma noção de como (e se) aqueles que estão atrás de você reagiram para abrir espaço para você. Depois de ver que é seguro se mover, você pode usar o sinal de mão.

O contato visual exagerado também ajuda a atrair a atenção. Portanto, não use óculos com lentes escuras! Você terá mais facilidade em comunicar suas intenções aos pedestres e motoristas se puder fazer contato visual com eles.
Você também pode empregar algumas ferramentas úteis para se tornar mais visível. Pense: faróis, lanternas traseiras e roupas e acessórios de alta visibilidade. Quanto mais provável é que os motoristas vejam você, menos provável que causem um acidente.
Use sinais manuais
Esteja andando na estrada ou em uma trilha de bicicleta, use os sinais apropriados para indicar seu caminho para as pessoas ao seu redor.
Isso serve como uma comunicação eficiente e eficaz com outras pessoas em seu grupo e com todos na estrada e pode ajudar a evitar erros desnecessários que podem levar a acidentes fatais e danosos.
Evite distrações
Embora o ciclismo possa ser um exercício de meditação, não é isento de riscos. Você deve evitar ouvir música com fones de ouvido, pois isso pode prejudicar sua capacidade de ouvir e reagir ao ambiente.
Por exemplo, se um carro está fora de controle e desviando para a ciclovia, você pode não conseguir ouvir os pneus cantando ou a buzina com seus fones de ouvido colocados. Para manter todos os sentidos focados em sua segurança, você deve evitar tais distrações .
Evite enviar mensagens de texto, andar de bicicleta ou mensagens de vídeo e andar de bicicleta. Como outros motoristas, os ciclistas devem ter seu foco integral na estrada.
Programe suas viagens
É menos provável que você sofra um acidente se todos os motoristas puderem vê-lo na estrada. Talvez nem seja preciso dizer, mas o dia é a hora mais segura para andar de bicicleta.
É claro que os dias de Michigan tornam-se curtos no outono e no inverno, então você provavelmente terá que pedalar à noite.
Se você tiver que pedalar à noite, sempre use as luzes fortes da bicicleta na parte dianteira e traseira de sua bicicleta para alertar outras pessoas de sua presença. Sua bicicleta e seu guarda-roupa também devem consistir em equipamentos reflexivos.
Muitas lojas vendem camisetas refletivas, shorts de bicicleta, sapatos, coletes e jaquetas para proteger melhor os passageiros em ambientes com pouca iluminação e à noite. Se você pedalar durante o dia, experimente usar roupas mais claras em vez de cores escuras e suaves, que poderiam se misturar mais facilmente com o ambiente ao seu redor.
Use seu capacete
Embora nem seja preciso dizer, ainda vale a pena repetir. Um capacete pode fazer a diferença entre a vida e a morte se você acabar em um acidente enquanto dirigia de bicicleta.
Estudos mostram que os motociclistas que optam por não usar capacetes têm aproximadamente 14 vezes mais probabilidade de sofrer ferimentos fatais na cabeça do que aqueles que os usam. Se você tem medo de que seu capacete atrapalhe seu estilo, deixe um pouco mais de tempo em seu trajeto para ter tempo de se refrescar quando chegar.
Quais são algumas lesões comuns de acidentes de bicicleta?
Esperamos que nossa lista de medidas de segurança que você pode tomar para se proteger enquanto anda de bicicleta ajude. No entanto, sabemos que ocorrem acidentes. Você corre um risco maior de se ferir porque simplesmente não usa cintos de segurança ou airbags. Os ferimentos mais comuns causados por acidentes de bicicleta incluem:
- Ossos quebrados ou fraturados
- Erupção na estrada
- Lacerações
- Lesões cerebrais traumáticas
- Lesões da medula espinhal
- Hemorragia interna
Portanto, é claro, mesmo que você seja extremamente cuidadoso, outros ciclistas, pedestres e motoristas podem não ser. Independentemente de você ter ou não seguro para bicicletas , se você se envolver em um acidente, precisará de advogados experientes para ajudá-lo.