Benefícios de ter uma bicicleta de freio a disco

Benefícios de ter uma bicicleta de freio a disco

19 de dezembro de 2021 0 Por admin

Esta postagem fornece uma breve visão geral das vantagens e desvantagens dos freios a disco de bicicleta, em comparação com os freios de aro (sejam eles cantilever, de estrada ou em V). Ao comparar, entende-se que os freios são de boa qualidade de construção e configurados corretamente.

Freio a disco mecânico de bicicleta

Vantagens dos freios a disco

Maior poder de parada, embora a aderência do pneu seja frequentemente o fator limitante, então geralmente não há uma distância de parada muito mais curta causada pelo maior poder de parada do disco (a principal razão para distância de parada mais curta com freios a disco é explicada no próximo ponto). 

A exceção são as condições com gelo e neve ou lama, quando os freios a disco são superiores.

Melhor (mais uniforme) modulação da força de frenagem, especialmente quando está molhado ou enlameado.

Os freios a disco hidráulicos ajustam automaticamente a distância (posição) da pastilha de freio conforme as pastilhas se desgastam, não há necessidade de ajustá-las manualmente. Porém, este não é o caso dos freios a disco mecânicos .

Eles não desgastam os aros durante a frenagem, apenas as pastilhas e os discos se desgastam, enquanto o aro permanece intocado, então não há necessidade de amarrar novamente um novo aro depois que ele se desgastou na frenagem.

Se uma roda falhar (devido a algum dano, raio quebrado, etc.), os freios não começaram a esfregar ou pararam de funcionar corretamente.

Desvantagens dos freios a disco

Eles causam mais carga nas lâminas do garfo (dianteiras) e na coluna de direção, porque a pinça do freio está ancorada perto da parte inferior dos garfos. Isso exige garfos mais fortes (e mais pesados).

Com freios a disco dianteiros, se uma roda (e o garfo) não tiver um “eixo passante” moderno (não é tecnicamente um eixo, mas isso fica para outra ocasião), a força de frenagem tende a puxar a roda (dianteira) para fora do desistências. Isso requer que a roda seja apertada com mais força nas aberturas e inspeção regular para ver se ainda está no lugar e não afrouxada.

Todo o sistema é mais pesado do que um sistema de freio de aro.

Tendência de atrito incômodo das pastilhas no disco, devido à folga muito pequena das pastilhas dos discos (caso contrário, não haveria potência de parada suficiente gerada usando as alavancas do freio de mão e um disco de diâmetro relativamente pequeno, sem usar um servo – princípio de alavanca, o mesmo explicado para freios mecânicos ). 

Com veículos motorizados, esse atrito não pode ser ouvido (som do motor e velocidades maiores), enquanto o motor fornece muito mais do que 100-300 watts humanos, então as perdas mecânicas são insignificantes – este não é o caso das bicicletas.

 É comum que, ao instalar uma roda (consertar uma superfície plana, etc.), essa fricção ocorra e alguns ajustes precisos sejam necessários, novamente.

Freios a disco,  sim ou não?

Todos os prós e contras observados são de natureza objetiva e mecânica. Cada ciclista deve decidir por si mesmo, com base em seu estilo de pilotagem, condições de pilotagem e orçamento, se os freios a disco ou de aro são a escolha ideal para eles.

 Com exceção de condições (extremamente) de lama e neve, todos os freios de boa qualidade e configurados corretamente fornecem modulação e potência de frenagem decentes, sejam eles freios a disco ou de aro.

Os freios a disco no ciclismo, com exceção na lama, especialmente em declives, são mais uma tendência, marketing e invenção para fazer dinheiro, do que uma melhoria.

 A principal vantagem: força de travamento e modulação, é conseguida usando uma pequena folga entre pastilha e disco (permitindo uma maior vantagem mecânica ao puxar a alavanca do freio), é exatamente isso causa fricção das pastilhas, o que é irritante e cria um arrasto inaceitável. 

A raça humana ainda não produziu freios a disco que não esfregam. Houve algumas experiências na indústria automobilística, mas só depois de perceber que a fricção é um mal necessário (que não causa problemas práticos para os veículos motorizados ), os freios a disco se afastaram com toda a sua luz (novamente, na indústria automotiva).

Por causa disso, acho que, no ciclismo, os freios a disco têm um alcance limitado onde deveriam ser escolhidos como uma solução ideal, a maior parte disso é marketing e lucro.