Como alternar entre óculos de grau e lentes de contato: Qual a melhor escolha para andar de bike?

Como alternar entre óculos de grau e lentes de contato: Qual a melhor escolha para andar de bike?

8 de março de 2022 0 Por admin

Atualmente no Brasil há cerca de 2 milhões de pessoas e 1% da população utiliza lentes de contato. Do percentual, 28% são homens e 72% são mulheres.

Há pessoas que optam por só usar óculos de grau e outras que preferem utilizar apenas lentes de contato. No entanto, há outra alternativa: alternar entre óculos de grau e lentes de contato. Isso pode ser muito benéfico para qualquer tipo de problema de visão, como utilizar lente de contato para miopia e alternar com óculos de grau para miopia.

Você sabia que lentes de contato são fabricadas para uso de até 8 horas seguidas? Ou seja, não é saudável usar as lentes de contato o tempo todo. Depois das 8 horas, é necessário tirar as lentes de contato para que os olhos possam voltar a ter sua lubrificação natural.

Esse não é um problema que ocorre com óculos de grau. No entanto, há atividades que não são confortáveis com óculos de grau. Um exemplo é andar de bicicleta. Os óculos podem atrapalhar e até cair na prática da atividade física. Por isso, na hora de andar de bicicleta, escolha utilizar suas lentes de contato.

No entanto, conforme já dito, não fique mais de 8 horas seguidas com lentes de contato. Depois desse período, os olhos podem ficar secos. Você pode ficar com a impressão de vista pesada ou até parecer que tem areia dentro dos olhos. Esse é o momento ideal para tirar as lentes de contato e colocar os óculos de grau.

Quando usar lentes de contato?

Agora que você já entendeu que é muito mais saudável alternar entre lentes de contato e óculos de grau, você pode utilizar as lentes em eventos sociais, já que os óculos de grau podem atrapalhar. Seja até por uma questão estética, algumas pessoas preferem se apresentar com lentes de contato.

Outro tipo de atividade para escolher lentes de contato é na aula de natação e em atividades físicas em geral, como andar de bicicleta, ir para academia, fazer caminhada e outros tipos de exercícios físicos. Na maioria dos esportes, as lentes de contato são melhores para seu melhor desempenho físico. 

Em alguns casos, as mulheres podem optar por usar lentes de contato na hora de socializar para não borrar a maquiagem. Ou seja, há muitas vantagens em ter lentes de contato para alternar o uso com óculos de grau. Apenas não exceda o limite de uso de 8 horas seguidas.

Quais os cuidados que você deve ter ao usar lentes de contato?

Mesmo que você utilize lentes de contatos em alternância com óculos de grau, há alguns cuidados que você precisa tomar em sua utilização, como:

  • Nunca passar mais horas com as lentes de contato do que o limite recomendado pelo fabricante;
  • Nunca exceder o limite de horas seguidas com as lentes de contato conforme indicado pelo oftalmologista;
  • Não utilizar lentes de contato sem a indicação do oftalmologista;
  • Não dormir com as lentes de contato;
  • Lavar muito bem as mãos na hora de colocar as lentes de contato e na hora de retirá-las;
  • Guardar as lentes de contato no estojo;
  • Limpar as lentes de contato de acordo com orientações do oftalmologista.

Dessa maneira, você irá utilizar as lentes de contato de forma saudável e não causar problemas para seus olhos.

Quais são os casos recomendados para uso de lentes de contato?

Lentes de contato podem ser utilizadas com finalidade estética, apenas para mudar as cores dos olhos. No entanto, um oftalmologista pode indicar lentes de contato em casos de problemas na visão, como astigmatismo, hipermetropia, miopia e presbiopia.

Ainda mais, há doenças nas córneas que só são controladas ou curadas com a utilização de lentes de contato específicas, recomendadas pelo oftalmologista.

Portanto, não use lentes de contato sem passar antes por uma ou mais consultas com um oftalmologista. Não esqueça de indicar sua preferência por alternar o uso dos óculos de grau com lentes de contato.

O especialista irá orientar você sobre todas as formas de cuidar de suas lentes de contato e receitar o melhor tipo para seu problema de visão ou até mesmo para finalidade estética.