Aprenda como incorporar aos poucos a bicicleta em seu dia a dia

Aprenda como incorporar aos poucos a bicicleta em seu dia a dia

10 de março de 2022 0 Por admin

Você deseja adotar a bicicleta como um meio de transporte no seu cotidiano? Veja algumas dicas de como fazer isso sem complicação!

Na última década, os urbanistas têm buscado planejar cidades mais acolhedoras, que não exijam muito tempo nem dinheiro para deslocamentos. Nesse contexto, as bicicletas vêm ganhando cada vez mais destaque como um meio de transporte limpo e saudável.

Muita gente reconhece os benefícios de utilizar a bicicleta para se deslocar, mas muitos ainda hesitam pois não sabem como incorporá-la no dia a dia. Onde deixá-la estacionada enquanto se está trabalhando ou se divertindo com os amigos? Qual é a roupa mais adequada? Quais cuidados são necessários?

Se você gostaria de ir de bicicleta ao trabalho e, assim, melhorar o seu condicionamento físico, reduzir os gastos financeiros e utilizar um transporte totalmente limpo, confira algumas dicas para incorporar aos poucos a bike em seu cotidiano!

Comece aos poucos

A primeira dica para adotar a bike como um meio de transporte recorrente é começar aos poucos. Isso é especialmente válido para quem não tem um bom condicionamento físico. Principalmente no começo, dê preferência a trajetos mais seguros, com iluminação adequada e faixas reflexivas.

Antes de ir ao trabalho pedalando, que tal fazer trajetos parecidos nos dias de folga? Além de ficar mais familiarizado com o trajeto e te permitir conhecer as condições das ciclovias e das sinalizações, isso prepara o seu corpo fisicamente para pedalar sem se cansar tanto. 

Adotar a bike repentinamente, sem esse treino prévio, pode facilitar a ocorrência de lesões e provocar atrasos até o trabalho. Assim, a primeira dica é simples: vá com calma. Lembre-se também de pedalar com velocidades reduzidas para chegar com segurança. À medida que você ganhar familiaridade com a bicicleta, pode aumentar a velocidade gradativamente.

Roupas e acessórios

Outro fator importante para te ajudar a transformar a bike em uma boa companheira no dia a dia é escolher as roupas e os acessórios adequados para pedalar com conforto.

Se você vai para o trabalho, é recomendado vestir uma roupa confortável, bem ventilada. Além disso, capriche no calçado (tênis com amortecedor, de preferência) e meias confortáveis, sobretudo se o trajeto for um pouco mais longo.

No que se refere aos acessórios, é essencial não esquecer de uma boa capa de chuva específica para bicicleta. Em cidades como São Paulo, é possível ver sol e chuva no mesmo dia. 

Ao estar protegido da chuva, você pode conduzir a bike com mais segurança e concentração. É importante sempre estar atento à previsão do tempo — se a expectativa é de haver tempestades fortes, pode ser melhor deixar a bicicleta em casa nesse dia.

Outros acessórios indicados para garantir maior segurança são o capacete e as luvas (essenciais para garantir maior aderência entre as suas mãos e o guidão), luz traseira e dianteira (especialmente para quem volta para casa quando já está de noite). Chaves e cadeados são importantes para reduzir as chances de ser furtado.

Regras de trânsito

Como qualquer outro meio de transporte, a bicicleta exige alguns cuidados. Sempre que possível, priorize andar nas ciclovias. Além disso, é essencial prestar atenção à sinalização durante o trajeto e se atentar antes de entrar em uma rotatória. 

Respeite as regras de trânsito que valem para qualquer meio de transporte, como obedecer o sinal vermelho, jamais andar na contramão e nem pedalar na calçada, compartilhando o espaço com os pedestres.