5 ideias de como personalizar a sua bike sem gastar muito

5 ideias de como personalizar a sua bike sem gastar muito

18 de março de 2022 0 Por admin

A bicicleta é uma grande aliada do meio ambiente, da saúde e do bolso de quem a conduz. Não é sempre que precisa de reparos, tampouco há preocupações com IPVA, licenciamento ou estacionamento. Isso sem contar que a troca de peças da bicicleta é bem menos custosa do que de automóveis, por exemplo.

No mercado, atualmente, há inúmeros modelos com pneus finos, quadros dobráveis, aquelas próprias para pegar estrada ou as que servirão apenas para se deslocar pelos centros urbanos. 

Em grandes cidades, como São Paulo, nas quais a malha cicloviária é bastante extensa, as bikes se tornaram uma opção muito comum de transporte para o dia a dia, como a ida ao trabalho, academia, escola, fazendo com que o indivíduo perca menos tempos em engarrafamentos, além de ainda estar se exercitando e fugindo do sedentarismo.

Com tantos benefícios, a sua magrela merece também um agrado. Pedalar já é muito bom, agora imagine pedalar uma bicicleta personalizada? E o melhor, feito por você? Já pensou?

Para te ajudar a ter ideias de como tornar sua bike única, selecionamos cinco dicas imperdíveis e que cabem no seu bolso. Confira e surpreenda nos asfaltos!

Adesivos

Seja o brasão do seu time do coração, desenhos animados, marcas populares, frases ou grafites, os adesivos (ou colantes, como são conhecidos em alguns lugares do Brasil), são uma ótima opção para quem quer personalizar a bicicleta em pouco tempo.

Você pode optar por um tema específico ou colar aleatoriamente, inspirando-se, por exemplo, na sticker art, que ficou muito popular nos anos 1990, dando origem a obras de arte urbana a partir da colagem de adesivos.

Há também a possibilidade de colar adesivos de disputas ou corridas de bike que tenha participado, registrando, assim, sua história com essa companheira para todas as horas. Só não se esqueça de manter os adesivos refletivos para garantir sua segurança ao pedalar de noite.

Envelopamento

Diferentemente da diversidade visual que os stickers podem proporcionar, o envelopamento trabalhará mais com texturas e cores, além de ser uma alternativa para esconder marcas de envelhecimento, ralados, ferrugem ou até para preservar a vida do quadro da sua bike.

Existem películas específicas que podem ser encontradas nas mais variadas formas e cores, para que você deixe sua marca registrada. Apesar de um pouco mais cara em relação aos adesivos, a técnica é um investimento para a durabilidade do seu veículo. Além disso, caso você esteja enjoado ou venha a enjoar das cores de sua bicicleta, com o envelopamento, resolve o problema sem precisar trocá-la.

Spray

As tintas acrílicas em aerossol são as mais indicadas para pintar superfícies de alumínio, como as das bicicletas. Diferentemente do envelopamento, o spray é menos customizável, mas pode ser um grande aliado para prevenir ferrugem. Quando sua bicicleta apresentar arranhões, por exemplo, o ideal é já pintá-la, para que o espaço arranhado não oxide e venha a enferrujar. 

Mesmo que você não esteja com problemas em relação a reparos, o spray pode servir simplesmente para que você mude a cor, abusando da criatividade, brincando com degradês, cores neon e até texturas. Antes de pintar, no entanto, não se esqueça de lixar o veículo, para que a pintura atinja a superfície do metal e não haja variações nos tons das cores.

Lanternas e acessórios

É fundamental que tenha em sua bike uma lanterna traseira, para que os veículos enxerguem que você está diante deles, e um farol dianteiro para iluminar o caminho e dar essa indicação a quem está à sua frente. 

Há diversos modelos no mercado, inclusive inteligentes, que se adaptam à luz a qual estão expostos, além de saber o momento em que o freio da bicicleta é ativado. Além desses importantes componentes para sua segurança, é válido colocar adesivos refletivos na lateral do quadro, para garantir sua visibilidade.

Por falar em segurança, tenha também buzina e retrovisores, pois eles são fundamentais para enxergar quem se aproxima e para sinalizar sobretudo a pedestres desavisados que ele está no local errado da via. Evite buzinas com som muito alto, pois elas podem assustar e causar acidentes.

Caso você use a bicicleta para tudo, inclusive para fazer compras, há opções de cestos que podem ser colocados sem perder o estilo, ajudando a carregar seus produtos quando você se desloca.

Pneus e calotas

Atualmente no mercado há inúmeras opções de cores e espessuras de pneus que podem dar uma nova cara à sua bike, além de calotas iradas, dentro dos mais diversos estilos, com fitas de led, sem arestas e até imitando as calotas dos pneus de automóveis.

Dê asas à sua imaginação e surpreenda por onde pedalar com um equipamento turbinado, cheio de atitude e personalidade.​​