Ciclismo: entenda porque o esporte se transformou em paixão nacional

Ciclismo: entenda porque o esporte se transformou em paixão nacional

27 de maio de 2024 0 Por admin

Por que pedalar virou uma febre nacional? Confira 7 motivos para você também se apaixonar pelo ciclismo

Andar de bicicleta é, além de uma forma de se locomover, uma maneira eficiente de ter mais saúde física e mental. E não é por acaso que esse esporte está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. 

Há décadas o ser humano pedala para se locomover, e, desde 1936, o ciclismo é um esporte olímpico. Mas foi em 2023 que o relatório “Year of Sports”, elaborado pelo Strava, revelou que o ciclismo foi a atividade mais praticada no Brasil.

Muitos motivos explicam esse crescimento, como os benefícios para a saúde cardiovascular. Além disso, opções de bicicletas de vários tamanhos e faixas de preço também tornam o esporte mais acessível e popular.

Por isso, cada vez mais pessoas estão aderindo ao pedal, seja nas estradas, trilhas ou nas cidades. A seguir, vamos explorar algumas das razões pelas quais o ciclismo conquista tantos corações. 

1. Um esporte para todos

Para iniciantes ou avançados, para quem gosta de adrenalina ou para quem prefere um passeio suave, o ciclismo oferece uma diversidade de modalidades para atender a todos os gostos e estilos. 

Isso sem falar nos diferentes tipos de bicicletas em várias faixas de preço. Desde os tipos mais básicos até os mais profissionais, basta uma pesquisa detalhada para encontrar a melhor opção para a sua prática, de acordo com seu bolso. 

2. Faz bem para o corpo e a mente

Pedalar tem diversos benefícios para a saúde física e mental, como melhoria do condicionamento cardiovascular, fortalecimento dos músculos, redução do estresse, combate ao sedentarismo e queima de calorias. 

Por ser um esporte de baixo impacto, ainda poupa as articulações em comparação com outras formas de exercício, tornando-o ideal para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Não importa o gênero, a idade, o sexo, o condicionamento físico ou o preparo, o ciclismo é um esporte que pode ser praticado por todos, promovendo saúde, bem-estar, sustentabilidade e novos amigos.

3. Sair da rotina

Para sair da rotina, a bike é uma ótima aliada. Ela pode te levar a muitos lugares que você nem pensaria ir no dia a dia. Seja pela estrada, seja em trilhas de  mata, os ciclistas têm a oportunidade de observar a paisagem de outra forma e viver uma experiência imersiva. 

4. Sem gasolina ou poluição

Antes de ser popular nas redes sociais, as bicicletas sempre foram usadas como um meio de transporte sustentável e econômico. Principalmente nas grandes cidades, com o alto custo de vida e o trânsito intenso, pedalar para se locomover atrai cada vez mais interessados em economizar e reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. 

5. Grupo do pedal

Quem nunca viu um grupo do pedal? Pedalar é um esporte de galera, uma atividade altamente sociável, perfeita para quem gosta de conhecer novas pessoas e fazer amigos. É fácil encontrar nas redes sociais grupos organizando passeios regulares, compartilhando dicas e informações úteis e marcando eventos.

6. Eventos e competições

Quem quer competir e superar seus próprios limites tem no calendário de competições de ciclismo uma oportunidade e tanto. São muitos eventos regionais, nacionais e até internacionais, com provas amadoras e profissionais para quem é apaixonado pelo pedal.  Isso incentiva a prática do esporte e a busca por superação pessoal.

7. Superando limites pessoais

E por falar em superação pessoal, esse é um dos principais atrativos do ciclismo.  Já imaginou alcançar uma meta no pedal que, até então, parecia impossível? A sensação de missão cumprida faz parte da rotina dos ciclistas, proporcionando mais resiliência e confiança na própria capacidade. 

Para muitos, o ciclismo torna-se um estilo de vida, inserindo no dia a dia resiliência, trabalho em equipe, superação diária e constância para atingir objetivos.