Quais as principais peças de uma bicicleta

Quais as principais peças de uma bicicleta

18 de dezembro de 2021 0 Por admin

Se você é novo no ciclismo, consertar sua bicicleta provavelmente parecerá assustador. Em vez de pensar em si mesmo e fazer uma bagunça ainda maior, você provavelmente deixaria tudo para os profissionais, certo?

A manutenção das bicicletas pode ser extremamente complexa e, muitas vezes, é melhor, e mais fácil, deixar o profissional cuidar disso.

Mas o problema é o seguinte: você ainda precisa saber se há algo errado com sua bicicleta. Claro, muitas vezes, a moto vai dar a conhecer,  como você, ela não gosta quando está doente. No entanto, nem todos os problemas da bicicleta são pronunciados por um barulho anormalmente alto. Alguns distúrbios na força são um pouco mais sutis.

Portanto, com isso em mente, aqui estão as 5 partes mais críticas da sua bicicleta e como verificar se elas precisam de terapia.

Corrente

A corrente é indiscutivelmente o componente mais fraco e mais importante da sua bicicleta, convertendo a força bruta do seu corpo em giro da roda traseira. Como resultado, a inspeção completa da corrente deve ser a prioridade nº 1 para qualquer aspirante a diagnosticador.

Como verificar o desgaste:

Ao examinar sua corrente, você está realmente procurando por 3 ‘estranhezas’ principais: ferrugem (e secura), elos rígidos e / ou estiramento da corrente.

Uma mistura corrosiva de laranja e marrom, a ferrugem é geralmente a mais fácil de detectar. Você também deve usar os dedos para sentir se a corrente está seca, o ideal é que ela seja levemente revestida com uma fina camada de óleo limpo.

A melhor maneira de lidar com a ferrugem é verificar regularmente se há sujeira e fuligem em sua bicicleta, a ferrugem acumulada e profunda é um monstro complexo e normalmente justifica uma visita à oficina.

Pastilhas de freio

Se você não consegue parar, como nós, londrinos, diríamos tão eloquentemente, você está um pouco chateado.

Como verificar o desgaste:

Isso varia um pouco com base no tipo de bloco. Os freios de aro são mais comuns em bicicletas de estrada ou híbridas, enquanto os freios a disco são populares em BTT, híbridas e bicicletas de ciclocross.

Se você estiver usando pastilhas de freio de aro (pinças tradicionais ou configurações de freio em V), verifique se as ranhuras, ou ‘dentes’ na borracha ainda estão visíveis, como pode ser visto na pastilha direita na foto acima. Se não, é hora de comprar um novo par! Além disso, certifique-se de procurar quaisquer pedaços de areia ou metal que possam ter se prendido nas almofadas. Isso danificará o aro e tornará as almofadas menos eficazes em geral.

Para freios a disco, raramente há uma marca de desgaste igualmente óbvia, mas uma boa regra é que você queira pelo menos 0,5 mm de material ainda lá. Não importa o tipo de almofada, no entanto, é importante verificar se as almofadas não estão sendo desgastadas em ângulo. Se estiverem, as pinças de freio precisarão ser ajustadas.

PS Para dar uma olhada mais de perto nas almofadas, pode ser necessário retirá-las. Se você não se sentir confortável fazendo isso sozinho, tenho certeza de que há um mecânico local que ficará mais do que feliz em ajudar (o mesmo vale para todas as dicas listadas!).

Pneus

Ser capaz de desacelerar e acelerar depende, em última análise, de quanta aderência seu pneu tem com o solo. Os pneus de bicicleta são normalmente amortizados de 3 maneiras:

Eles se desgastam a ponto de não sobrar nenhum piso (ou padrão de piso).

A borracha perece e se torna quebradiça, perdendo sua aderência, principalmente quando molhada. (pneus danificados também tendem a ter rachaduras que os tornam mais sujeitos a perfurações)

Sofrendo grandes cortes na lona do pneu, expondo a câmara de ar.

Como verificar o desgaste:

Em primeiro lugar, verifique se há ‘manchas carecas’ na superfície do pneu, onde o padrão do piso (se houver) é quase invisível, ou áreas onde a borracha é tão fina que a tela subjacente está aparecendo. Em seguida, verifique se há pequenas rachaduras na borracha que se forma ao redor das paredes laterais: elas serão distribuídas uniformemente ao longo do pneu, pois toda borracha perece ao mesmo tempo.

Cabos

Os cabos controlam os freios e as marchas, também conhecidos como tudo o que faz uma bicicleta funcionar. Eles também têm consequências alarmantes: as partes externas dos cabos danificadas ou as partes internas desgastadas e enferrujadas podem causar grandes problemas, mesmo que a corrente, as pastilhas de freio e praticamente todos os outros componentes mencionados sejam novos.

Como verificar o desgaste:

Inspecione visualmente os cabos externos (são os tubos flexíveis revestidos de plástico por onde passam os cabos) procurando dobras, cortes, ferrugem ou qualquer outro sinal de dano estrutural. Os cabos internos, por outro lado, são um pouco mais complicados. Comece com um teste de visão básico, os cabos devem ser prateados, portanto, se estiverem ficando brancos ou acastanhados, provavelmente estão rígidos e enferrujados e terão um desempenho insatisfatório.

Um teste melhor, entretanto, seria separar seções dos cabos externos das guias de cabo da estrutura, de modo que você possa passá-los livremente para cima e para baixo no cabo interno. O movimento deve ser suave e quase sem atrito.

Pedais / Alças

Como verificar o desgaste:

No que diz respeito aos punhos, certifique-se de que o material de borracha ou espuma não é pegajoso, escorregadio ou se decompõe lentamente. Você também precisa verificar se as alças estão realmente presas às barras, segurando firmemente a alça e tentando girá-la.

Para os pedais, a primeira coisa a fazer é verificar se eles estão rachados ou lisos. Teste a aderência colocando o pé (com o sapato) no pedal e tente colocar para frente e para trás enquanto empurra para baixo para simular uma pedalada. Você deve sentir o pedal ‘mordendo’ o sapato e oferecendo uma boa aderência. 

Quando você tenta girar o pedal, o feedback deve ser suave, se eles parecerem apertados ou “entalhados”, isso significa que os rolamentos praticamente morreram. Finalmente, tente puxar o pedal em várias direções, para testar se há alguma folga.